Resenha: Vilão

Ficha técnica:

Título: Vilão ( vol. 1 da série Vilões)

Autora: V. E. Schwab

Editora Brasileira: Record (2019)

Título: Vilão ( vol. 1 da série Vilões)

Autora: V. E. Schwab

Editora Brasileira: Record (2019)

Sinopse:

Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.

Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo – agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra, pois são todas aberrações, afrontas a Deus – exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.

Agora, armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

(Imagem e sinopse da Editora Record)

O início do “Vilão” não me prendeu muito. Pelo menos, é fácil de se perder com a progressão da história, onde acompanhamos uma parte no presente mais próximo, com Victor e Sydney no cemitério, e 10 anos atrás, com Victor contando um pouco de sua amizade com Eli. É um momento em que a autora dá pouca informação sobre a situação atual e sobre aquele universo. Mas, quando todos os mistérios por trás foram revelados, e eu passei a entender o que estava acontecendo ali, foi quando realmente não consegui largar com o livro. 

Todas as informações e personagens se encaixam, principalmente por ter sido narrado em terceira pessoa, formando uma narrativa complexa, com um universo bem fechado, apesar das regras para o ponto fantástico da história serem simples. E a escrita, mesmo com alguns momentos maçantes, é fluída e detalhada, descrevendo de forma completa e objetiva cada cena. 

Vale também falar que não só os dois personagens principais, Victor e Eli, são bem desenvolvidos, mas também outros como a Sydney e o Mitch recebem um pouquinho de atenção conforme seus pensamentos e passados são mostrados. Isso com certeza deu uma profundidade para toda a trama, justificando as ações de ambos os lados e, de certa forma, as habilidades de cada personagem. 

O desenvolvimento da relação entre Victor e Eli é realmente o ponto de maior destaque no livro. Ambos não só são os principais causadores dos conflitos da trama, como também mostram as diversas facetas do que torna alguém em um vilão. E que, na realidade, talvez esse conceito seja definido pela perspectiva de cada pessoa. 

Foi o meu quarto contato com um livro da autora V. E. Schwab, sendo os outros três partes da série Monstros da Violência e do Tons de Magia, e em comparação com a minha experiência com cada um, certamente esse foi o livro que mais me prendeu. Apesar da qualidade da escrita ser muito similar entre as tramas, a forma em que todos os personagens foram desenvolvidos e as decisões tomadas por eles fugirem do estereótipo de herói, muito mais pensando em interesse próprio do que em ajudar outras pessoas, foi o que diferenciou as suas outras obras. 

Enfim, é um livro que curti bastante de ler, e que apresentou uma narrativa bem interessante, com personagens bem trabalhados e uma história bem diferente. Recomendo principalmente para quem procura um livro de baixa fantasia, gênero de histórias com elementos mágicos mas na realidade atual, com um tom mais sério. 

Sobre o blog

Um blog sobre livros de fantasia, para quem já ama esse universo ou está a procura de uma indicação.

Newsletter

Assine a minha newsletter cheia de histórias inspiradoras sobre a minha jornada contínua.

Criado com WordPress.com

2 comentários em “Resenha: Vilão

Deixe um comentário